O QUE DEU ERRADO COM O TURISMO EM GUARAPARI?

Guarapari, o mais famoso destino turístico do Espírito Santo, espelha de modo exemplar os equívocos de uma expansão urbana mal planejada, resultado de um ambicioso e inconsequente desejo de construir a qualquer modo.
Ainda que receba, segundo estimativas, mais de um milhão de turistas durante o verão e festas de final de ano, sabe-se que a cidade não está preparada para tal aporte de visitantes ocasionais, de tal modo que a infraestrutura instalada não dá conta e a população permanente e flutuante acaba sofrendo com falta d’água, interrupção nas linhas telefônicas e de internet, engarrafamentos, coleta de lixo, ou seja, tudo aquilo que não se deseja passar quando se está em férias.
Resultado de uma falta de regulação urbanística que protegesse de modo adequado o ambiente, o que muitos chamam de especulação imobiliária, Guarapari podia ter tido outro rumo, isto é, uma imagem totalmente diferente da atual na qual se vê uma “selva de pedra” numa estrutura urbana inapropriada.
Aqui é importante ressaltar que a região de Guarapari possui belezas cênicas e paisagísticas que não devem nada a outros lugares famosos como Búzios, ao sul, ou Porto Seguro, ao norte, ambos destinos turísticos concorrentes no mercado turístico doméstico de veraneio. Mas, justamente em função da ganancia que permitiu um excesso construtivo que vive vazio a maior parte do ano, a cidade capixaba quando é visitada, recebe na maioria das vezes o que muitos chamam ironicamente de “duristas”, isto é, o turista duro...
Assim, se há algo que a história pode fazer é nos ensinar a não cometer os mesmos erros do passado, e como o Espírito Santo não é só Guarapari, é o momento de refletirmos sobre o que vem acontecendo em dois outros conhecidos e agradáveis destinos turísticos capixabas: Santa Teresa e Itaúnas. Mas isso é assunto para o próximo texto...
 

envie para um amigo
|VOLTAR|
粉嫩公主酒酿蛋是纯天然植物制作而成丰胸,含有多种纯植物精华及营养成份丰胸食物,完全剔除了激素成分,化学有害成分粉嫩公主酒酿蛋官网,所以就算是对健康要求很高的女性使用,也照样能够确保安全性丰胸导师